HA NACIDO «O PETEIRO», DEL PARTIDO DA TERRA

 
ENTREVISTA A FÉLIX RODRIGO en el nº 1 de la revista «O Peteiro», del Partido da Terra. Ideas desarrolladas en la entrevista:
 
“Um programa comum para o nacionalismo (…) deve incluir o modo e o momento da conquista da soberania para a Galiza, concebida como comunidade total, restaurada e regenerada, com a sua língua e as suas instituições nediamente diferenciadas das espanholas, recuperada em termos ambientais e humanos, sem Estado (nem espanhol  nem galego), sem capitalismo”.
 
“Não creio que se possa passar evolutivamente do parlamentarismo ao autogoverno por meio de juntas populares mas sim concordo em expandir já agora tudo o que pudermos as manifestações de assemblearismo”.
 
“A equiparação entre “o público” e o Estado que faz a esquerda é uma ideia franquista, fascista, pois se o Estado é o público então o exército é povo, e vice-versa”.
 
“A recuperação rural é uma parte, ou deveria sê-lo, duma estratégia integral de revolução. A sociedade atual é urbana, despreza e destrói o rural porque privilegia a cidade, portanto ir contra isto é subverter a ordem constituída”.
 
“Sem investirmos muito tempo e esforço a auto-construirmonos como sujeitos de qualidade não poderemos avançar para além dum ponto, de todo insufi-ciente, em nenhuma das atividades hoje necesarias”.
 
“É uma mentira repugnante defendida pola esquerda que o Estado nos protege do capitalismo. A verdade fáctica é que o capitalismo é promovido, engordado, regularmente reconstruído e protegido do povo polo Estado”.
 
Nota: Los comentarios podrán ser eliminados según nuestros criterios de moderación.